DADOS EDUCACIONAIS
CAED – Fluência leitora – 2º Anos
A avaliação educacional em larga escala fornece subsídios para os gestores de rede e de escolas pensarem em diretrizes que promovam a melhoria da educação ofertada aos estudantes brasileiros. Pensando em monitorar a qualidade do ensino paranaense, a Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEED/PR) criou, no ano de 2012, o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). Através da Prova Paraná Mais, o SAEP obtém informações sobre como está o processo de ensino e aprendizagem em todo o estado, aplicando testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática para variadas etapas ao longo dos anos, como é possível acompanhar na linha do tempo do sistema. Na sua edição mais recente, realizada em 2023, o SAEP avaliou os 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, apresentando itens de múltipla escolha para Matemática e Língua Portuguesa. Este último foi avaliado também em itens de resposta construída, aplicados para o 2º ano. Além disso, o estado do Paraná aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em 2023, se comprometendo a alfabetizar todas as crianças paranaenses ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Logo, o SAEP se tornará uma ferramenta importante para acompanhar como esse processo avança no estado. E não só os gestores das redes - estadual e municipais - poderão contar com o auxílio do SAEP para a elaboração de políticas educacionais mais alinhadas às necessidades de cada rede, mas também a equipe escolar poderá utilizar os resultados da avaliação para ajustar as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Como a parceria do SAEP com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) teve início em 2012.
Ao aderir ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o estado do Paraná assumiu o trabalho de alfabetizar os estudantes paranaenses ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Por isso, em 2023, o SAEP avaliou os 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, abrangendo a rede estadual e as redes municipais. Através de itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática - para ambas as etapas -, e itens de resposta construída de Língua Portuguesa - para o 2º ano-, será possível acompanhar como está o processo de alfabetização no estado. Em 2023, cerca de 236 mil crianças participaram da avaliação. Etapas avaliadas: 2º e 5º anos EF. Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática. Redes avaliadas: Estadual e municipais.
Ver mais em: avaliacaoemonitoramentoparana.caeddigital.net/#!/sistema
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA – Todas as turmas. (3 edições)
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
As metas do Compromisso são direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.
Ver mais em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada
LINK: MAPEAMENTO: COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA 2024
Prova Paraná – 2º e 5º anos (2 edições)
A Prova Paraná compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como objetivo o diagnóstico das aprendizagens dos estudantes matriculados nas instituições de ensino da rede pública estadual e das redes públicas municipais de educação. Os resultados obtidos subsidiam os professores, as equipes gestoras, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as Secretarias Municipais de Educação na definição de ações e estratégias que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem à luz dos direitos de aprendizagens previstos nos documentos curriculares orientadores.
Com o objetivo de auxiliar o trabalho com os descritores e os conteúdos da Prova Paraná, dos 2° e 5º anos do Ensino Fundamental, o Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios (NCPM) disponibiliza, com base na matriz de referência de Língua Portuguesa e Matemática, um Guia Pedagógico para cada edição da avaliação. O intuito deste material é apoiar professores e estudantes, a partir de um trabalho contextualizado em sala de aula.
Ver mais em: https://www.educacao.pr.gov.br/educa_juntos/prova_parana_5ano
Prova Paraná Mais – 2º e 5º anos
A Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala aplicada de forma censitária, abrangendo estudantes do 2.º e 5.º anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, bem como das 3.ª e 4.ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná. Além disso, também avalia estudantes das redes municipais paranaenses que aderem ao programa, consolidando-se como um dos principais instrumentos de diagnóstico educacional do estado.
Inserida no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), essa avaliação busca fornecer dados precisos sobre a aprendizagem dos estudantes, possibilitando a identificação de padrões de aprendizagem, lacunas no ensino e oportunidades de intervenção pedagógica.
Para garantir maior confiabilidade na medição das habilidades dos estudantes, a Prova Paraná Mais é fundamentada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística que permite a elaboração de escalas de proficiência, proporcionando um acompanhamento contínuo da evolução do aprendizado ao longo dos anos.
A Prova Paraná Mais se configura como um mecanismo essencial para o aprimoramento da qualidade da educação no estado, promovendo um ciclo contínuo de avaliação, reflexão e ação pedagógica, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais e à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes paranaenses.
Ver mais em: https://www.educacao.pr.gov.br/programa/prova-parana-mais
LINK: MAPEAMENTO PROVA PARANÁ MAIS 2024
Prova SAEB – Aplicação aos alunos dos 5º anos (ano ímpar)
A Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é uma avaliação nacional do MEC/INEP que mensura a qualidade da educação básica brasileira, aplicada a estudantes do 2º, 5º, 9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio, focando em Língua Portuguesa (leitura/interpretação) e matemática (resolução de problemas), além de diagnosticar o sistema educacional e suas redes. Ela é realizada a cada dois anos, utilizando testes e questionários para coletar dados sobre a aprendizagem e fatores que influenciam a aprendizagem, fornecendo informações cruciais para gestores e políticas públicas.
O que é o SAEB?
- Diagnóstico Abrangente: Permite ao Inep e redes de ensino entender a situação da educação básica, avaliando aspectos como atendimento escolar, investimento, profissionais, gestão, equidade e cidadania.
- Aplicado a Cada Dois Anos: É um sistema contínuo que gera dados periódicos sobre a evolução da educação.
- Realizado pelo Inep: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Ver mais em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/saeb
LINK: MAPEAMENTO SAEB DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAGUÁ/PR – 2007 A 2023

