DADOS EDUCACIONAIS

Dados educacionais são números ou variáveis que refletem a realidade da educação, podendo abranger desde o cenário nacional ou regional até uma instituição específica. Eles podem ser coletados por meio das avaliações externas.
Nesse sentido, os Dados Educacionais do Município de Paranaguá são apontados pelas seguintes avaliações:
 
 

CAED – Fluência leitora – 2º Anos

A avaliação educacional em larga escala fornece subsídios para os gestores de rede e de escolas pensarem em diretrizes que promovam a melhoria da educação ofertada aos estudantes brasileiros. Pensando em monitorar a qualidade do ensino paranaense, a Secretaria Estadual de Educação do Estado (SEED/PR) criou, no ano de 2012, o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). Através da Prova Paraná Mais, o SAEP obtém informações sobre como está o processo de ensino e aprendizagem em todo o estado, aplicando testes padronizados de Língua Portuguesa e Matemática para variadas etapas ao longo dos anos, como é possível acompanhar na linha do tempo do sistema. Na sua edição mais recente, realizada em 2023, o SAEP avaliou os 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, apresentando itens de múltipla escolha para Matemática e Língua Portuguesa. Este último foi avaliado também em itens de resposta construída, aplicados para o 2º ano. Além disso, o estado do Paraná aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em 2023, se comprometendo a alfabetizar todas as crianças paranaenses ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Logo, o SAEP se tornará uma ferramenta importante para acompanhar como esse processo avança no estado. E não só os gestores das redes - estadual e municipais - poderão contar com o auxílio do SAEP para a elaboração de políticas educacionais mais alinhadas às necessidades de cada rede, mas também a equipe escolar poderá utilizar os resultados da avaliação para ajustar as práticas e ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Como a parceria do SAEP com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) teve início em 2012.

Ao aderir ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o estado do Paraná assumiu o trabalho de alfabetizar os estudantes paranaenses ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Por isso, em 2023, o SAEP avaliou os 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, abrangendo a rede estadual e as redes municipais. Através de itens de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática - para ambas as etapas -, e itens de resposta construída de Língua Portuguesa - para o 2º ano-, será possível acompanhar como está o processo de alfabetização no estado. Em 2023, cerca de 236 mil crianças participaram da avaliação. Etapas avaliadas: 2º e 5º anos EF. Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática. Redes avaliadas: Estadual e municipais.

Ver mais em: avaliacaoemonitoramentoparana.caeddigital.net/#!/sistema

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA – Todas as turmas. (3 edições)

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios. 

As metas do Compromisso são direcionar os esforços do MEC para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais por meio de: organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; metas pactuadas de resultado de alfabetização com monitoramento e acompanhamento; estratégias de apoio técnico e financeiro da União para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas; oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e de materiais pedagógicos para professores; sistemas de avaliação da alfabetização; estratégias formativas e orientações curriculares.

Ver mais em: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada

LINK: MAPEAMENTO: COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA 2024

Prova Paraná – 2º e 5º anos (2 edições)

A Prova Paraná compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep) e tem como objetivo o diagnóstico das aprendizagens dos estudantes matriculados nas instituições de ensino da rede pública estadual e das redes públicas municipais de educação. Os resultados obtidos subsidiam os professores, as equipes gestoras, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as Secretarias Municipais de Educação na definição de ações e estratégias que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem à luz dos direitos de aprendizagens previstos nos documentos curriculares orientadores.

Com o objetivo de auxiliar o trabalho com os descritores e os conteúdos da Prova Paraná, dos 2° e 5º anos do Ensino Fundamental, o Núcleo de Cooperação Pedagógica com os Municípios (NCPM) disponibiliza, com base na matriz de referência de Língua Portuguesa e Matemática, um Guia Pedagógico para cada edição da avaliação. O intuito deste material é apoiar professores e estudantes, a partir de um trabalho contextualizado em sala de aula.

Ver mais em: https://www.educacao.pr.gov.br/educa_juntos/prova_parana_5ano

Prova Paraná Mais – 2º e 5º anos

A Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala aplicada de forma censitária, abrangendo estudantes do 2.º e 5.º anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do 9.º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, bem como das 3.ª e 4.ª séries do Ensino Médio da rede estadual do Paraná. Além disso, também avalia estudantes das redes municipais paranaenses que aderem ao programa, consolidando-se como um dos principais instrumentos de diagnóstico educacional do estado.

Inserida no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), essa avaliação busca fornecer dados precisos sobre a aprendizagem dos estudantes, possibilitando a identificação de padrões de aprendizagem, lacunas no ensino e oportunidades de intervenção pedagógica.

Para garantir maior confiabilidade na medição das habilidades dos estudantes, a Prova Paraná Mais é fundamentada na Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística que permite a elaboração de escalas de proficiência, proporcionando um acompanhamento contínuo da evolução do aprendizado ao longo dos anos.

A Prova Paraná Mais se configura como um mecanismo essencial para o aprimoramento da qualidade da educação no estado, promovendo um ciclo contínuo de avaliação, reflexão e ação pedagógica, com vistas à melhoria dos indicadores educacionais e à garantia do direito à aprendizagem de todos os estudantes paranaenses.

Ver mais em: https://www.educacao.pr.gov.br/programa/prova-parana-mais

LINK: MAPEAMENTO PROVA PARANÁ MAIS 2024

Prova SAEB – Aplicação aos alunos dos 5º anos (ano ímpar)

Prova SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é uma avaliação nacional do MEC/INEP que mensura a qualidade da educação básica brasileira, aplicada a estudantes do 2º, 5º, 9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio, focando em Língua Portuguesa (leitura/interpretação) e matemática (resolução de problemas), além de diagnosticar o sistema educacional e suas redes. Ela é realizada a cada dois anos, utilizando testes e questionários para coletar dados sobre a aprendizagem e fatores que influenciam a aprendizagem, fornecendo informações cruciais para gestores e políticas públicas. 

O que é o SAEB?

  • Diagnóstico Abrangente: Permite ao Inep e redes de ensino entender a situação da educação básica, avaliando aspectos como atendimento escolar, investimento, profissionais, gestão, equidade e cidadania.
  • Aplicado a Cada Dois Anos: É um sistema contínuo que gera dados periódicos sobre a evolução da educação.
  • Realizado pelo Inep: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

Ver mais em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/saeb

LINK: MAPEAMENTO SAEB DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PARANAGUÁ/PR – 2007 A 2023