Ciência, cultura e troca de saberes

Estudantes recebem visita de mestranda colombiana

Os estudantes do 2° ano da Escola Municipal Manoel Viana estão vivendo um semestre diferente — e cheio de descobertas. Desde o início de 2025, eles vêm participando de atividades e experimentos propostos pela professora Luciane Mendes Capeta Wajima, que leciona História, Geografia e Ciência. As experiências fazem parte da pesquisa de mestrado da professora e têm como foco despertar a consciência ambiental, estimular o pensamento científico e tornar a ciência mais acessível no cotidiano das crianças.
Na última semana, o projeto ganhou ainda mais vida com a visita especial da mestranda Licet Yurany Montoya Gaviria, bióloga colombiana que desenvolve sua pesquisa em ecologia na Universidade de Antioquia (UdeA), em Medellín mas que agora está participando como intercambista no Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares - PALI na UNESPAR Universidade Estadual do Paraná.
A troca foi rica e inspiradora. Licet compartilhou experiências sobre a biodiversidade da Colômbia. A presença da intercambista encantou os estudantes, que fizeram perguntas, trocaram ideias e puderam perceber que a ciência e a natureza ultrapassam fronteiras. “A vivência com a Licet ampliou ainda mais os olhares dos nossos estudantes. Foi um momento de aprendizado profundo e leve ao mesmo tempo, mostrando que o conhecimento cresce quando é compartilhado", destacou a professora Luciane.
Mais do que uma visita, o encontro com Licet reafirma a importância do intercâmbio de experiências, saberes e culturas na formação de cidadãos curiosos, conscientes e abertos ao mundo. Uma aula viva, que ficará na memória dos pequenos cientistas por muito tempo. A professora Luciane ressalta a importância da direção da Escola, a SEMEDI e toda a comunidade escolar em colaborar com momentos como estes.