19ª Semana do Meio Ambiente fortalece a educação ambiental entre estudantes da rede municipal

Ao longo da programação, alunos de diversas escolas municipais participaram de atividades educativas, rodas de conversa, exposições e projetos sustentáveis, ampliando conhecimentos sobre preservação ambiental, reciclagem e cidadania.

A 19ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Paranaguá, reuniu estudantes da rede municipal em uma ampla programação voltada à educação ambiental, conscientização e incentivo às práticas sustentáveis.

Durante os dias de atividades, alunos das escolas municipais Eva Tereza Cavani, Graciela Almada, Rosiclair Silva, Aníbal Ribeiro, Edinéa Garcia, Manoel Viana, João Rocha, Francisca Pessoa Mendes, Joaquim Tramujas Filho, Sully da Rosa Vilarinho, Randolfo Arzua, Hugo Pereira Corrêa, Nascimento Júnior, Nayá Castilho, Almirante Tamandaré, Gabriel de Lara, Eloína Loyola Vianna, Presidente Costa e Silva e Luiz Vaz de Camões participaram de rodas de conversa, exposições, atividades educativas e experiências interativas voltadas à preservação dos recursos naturais e à construção de um futuro mais sustentável.

Ao longo da programação, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com técnicos ambientais e florestais do município, conhecer projetos sustentáveis, ampliar conhecimentos sobre reciclagem e refletir sobre a importância das atitudes conscientes no dia a dia e o papel de cada cidadão na proteção do meio ambiente.

O encerramento da semana contou ainda com a apresentação de projetos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal. Entre os destaques esteve o projeto Horta Educa, da Escola Municipal José de Anchieta, com exposição de temperos e chás cultivados na horta escolar, evidenciando práticas de educação ambiental e alimentação saudável. A Escola Municipal do Campo Antônio Fontes apresentou um herbário e distribuiu aromatizadores de citronela, valorizando o uso educativo das plantas e práticas sustentáveis.

O secretário municipal de Educação e Ensino Integral, Thiago Nascimento, destacou a participação das escolas e a qualidade dos trabalhos apresentados pelos estudantes.

“Parabenizo todas as escolas participantes pelo empenho e pela dedicação. Os projetos apresentados demonstram o compromisso da nossa rede com a educação ambiental e mostram como os estudantes estão desenvolvendo conhecimento, criatividade e consciência cidadã por meio de experiências significativas”, afirmou.

A iniciativa reforçou o compromisso da rede municipal com a formação de cidadãos conscientes, promovendo aprendizado, protagonismo estudantil e o fortalecimento de atitudes sustentáveis para o presente e o futuro de Paranaguá.