Paranaguá e municípios do litoral reafirmam compromisso com educação pública de qualidade

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação abrange os sete municípios do litoral e tem a parceria do Positivo Educacional

A secretária de Educação e Ensino Integral (Semedi) da Prefeitura de Paranaguá, Fabiola Soares Arcega, participou no último dia 27 da assinatura do termo de compromisso dos novos prefeitos, com Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), que contou com o apoio do Instituto Positivo (IP), instituição sem fins lucrativos mantida pela Positivo Educacional.

Durante o evento, houve o lançamento da publicação do ADE Litoral Paranaense “Sete vozes e um propósito: a jornada de colaboração das redes de ensino e a cultura do litoral paranaense”, obra que reúne 82 boas práticas educacionais nas sete cidades do litoral do Paraná. O material documenta experiências bem aplicadas nas escolas da região e serve como referência para outras redes de ensino que buscam aprimorar os processos pedagógicos.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Kátia Ferreira, o evento marca oficialmente o início de mais um ano de trabalho colaborativo em prol da educação pública no litoral paranaense. “Nosso propósito, enquanto apoiadores dos ADEs, é justamente colaborar uns com os outros. Isso é fundamental para fortalecer a educação pública”, afirma.

A secretária Fabíola destacou a relevância do Arranjo. “O projeto promove uma reflexão sobre a importância dos termos de cooperação entre esses sete municípios. O que se evidencia é que, muitas vezes, as dificuldades enfrentadas em Paranaguá podem ser superadas com o apoio dos municípios vizinhos. A força dessa colaboração está na busca por um objetivo comum: garantir a qualidade da educação para todos os estudantes do nosso litoral”, enfatizou.
Os participantes acompanharam uma palestra com o assessor técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Francisco Matos. O representante do órgão abordou o papel do FNDE na implementação de políticas públicas educacionais e na destinação de recursos para os municípios, esclarecendo dúvidas sobre os programas e ações do governo federal.

Sobre ADE Litoral Paranaense
Implantado em 2022, o ADE Litoral Paranaense conta com sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. O objetivo é atuar de forma colaborativa para melhoria da educação do território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoia o ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.