Alunos da rede municipal participaram de avaliações do Programa InDica

Avaliações diagnósticas de aprendizagem são fundamentais para desenvolver a educação

Estudantes da Rede Municipal de Ensino realizaram as avaliações diagnósticas em língua portuguesa e matemática do Programa InDica da Editora Opet/SEFE. A avaliação aconteceu nos últimos dias 16 e 17.

A avaliação diagnóstica da aprendizagem é um elemento fundamental para desenvolver a educação, cujo objetivo é diagnosticar de forma precoce se os estudantes desenvolveram as habilidades esperadas para os componentes curriculares das matérias de língua portuguesa e matemática, subsidiando os docentes em relação aos desafios encontrados e na definição de estratégias mais assertivas para melhorar a aprendizagem.

Por meio da plataforma disponibilizada pela editora, é possível a identificação do nível de desenvolvimento real personificado por aluno, turma, escola e rede, já que seus indicadores, tornam-se referência para organização do percurso educativo, cujo resultado é verificado na segunda etapa de aplicação.

De acordo com profissionais da área, o monitoramento do processo de ensino-aprendizagem e por meio do mapeamento do nível de aprendizagem dos estudantes garante-se a intervenção pedagógica personalizada.