Profissionais de educação tem qualificação como brigadistas

Guardas Civis promovem capacitação de combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar

Diretores, profissionais administrativos, educadores, pedagogos que formam as equipes de brigadistas em cada escola e centro municipal de educação infantil passam pelo curso de qualificação com Guardas Civis Municipais da Secretaria de Segurança em Paranaguá.

A primeira etapa desta iniciativa é a requalificação das turmas que já passaram pelo curso antes da mudança da norma de procedimento técnico do Corpo de Bombeiros quanto a carga horária que, agora, é de 36 horas.

O GCM Jean Balboni repassou técnicas de combate a incêndio, enquanto o GCM Sérgio repassa técnicas de atendimento pré-hospitalar e todo o trabalho é coordenado pelo técnico de segurança do trabalho, GCM Gonçalves.

A iniciativa garante profissionais mais preparados para atuar em situações de primeiros socorros.

Os brigadistas aprendem a agir em casos de incêndio, vazamento de gás, queda ou engasgos até que os profissionais do Corpo de Bombeiros ou do Samu sejam acionados.

“Isso garante pais e alunos mais tranquilos”, destacou a secretária Municipal de Educação, Tenile Xavier. “Temos mais de 70 instituições da rede municipal e as equipes de brigadistas estão sendo preparadas garantindo mais segurança dentro das nossas escolas e Cmeis”, completou.

O GCM Sérgio explicou que repassa orientações como fazer a avaliação primária de qualquer caso. “Ensinamos os primeiros socorros em caso de engasgamento das crianças, uma imobilização de fratura, entre outras ações, até que o serviço adequado seja acionado”, explicou.